A LUA E O QUEIJO : DE TREM ATÉ GONÇALVES FERREIRA PARA PESCAR

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

DE TREM ATÉ GONÇALVES FERREIRA PARA PESCAR




Meu pai não deixou de andar de trem depois que perdeu o Passe Livre. Agora ele viaja de trem para pescar, isso para os lugares que não dava para ir de bicicleta, por ser mais longe.
Um dos lugares que ela ia era em Gonçalves Ferreira. Na verdade na verdade, ele ia até a estação de Gonçalves Ferreira. De lá ele com seu irmão e amigos iam a pé até o rio que passava próximo a Gonçalves Ferreira e, que dizia dar muitos peixes. Eu nunca foi com ele para Gonçalves Ferreira, porque quando eles ia pescar neste lugar, eles passavam a noite lá. Porque o trem saía da capital de madrugada, Passava por Divinópolis já de manhã e seguia até Brasília, passando por Gonçalves Ferreira e muitas outras cidades.


Com isso o trem não voltava no mesmo dia para Divinópolis. Ele só voltava dois dias depois. Por ter que dormir em barracas que eles montavam na beira do rio, meu pai não levava nenhum filho pequeno. As vezes meu irmão mais velho ia com ele. Todas as vezes que meu pai ia pescar, ele sempre voltava com peixes, que ao chegar em nossa casa, dividia entre os que foram pescar com ele. Como meu pai trabalhava na ferrovia, só podia ir pescar no final de semana e, em Gonçalves Ferreira, que ele ficava mais tempo, só quando pegava folga. Este era o nome que ele dava para o dia que não trabalhava.


Gonçalves Ferreira não eh uma cidade. Era um lugarzinho próximo a um rio e cercado de matos. Tinha uma igreja, uma escola e a estação do trem, bar, restaurante e lanchonete. Tinha até muitas casas e muitos moradores. Mas depois que o trem deixou de parar na estação de Gonçalves Ferreira, os pescadores não iam mais lá. E era os pescadores que movimentavam o lugar. Com isso Gonçalves Ferreira foi ficando meio que abandonado, muitas pessoas foram embora para as cidades próximas. Hoje deve ter uns cinquenta moradores apenas.


A escola não funciona mais, não tem bares nem restaurante. A estação de trem está destruída, embora o trem ainda passe por ela. A igreja onde tinha missa todo final de semana, agora só de vez em quando. Quando criança e até mesmo quando jovem, nunca fui até Gonçalves Ferreira. 
Estive em Gonçalves Ferreira uma vez. Foi quando passei de carro pela rodovia a trabalho e quando vi a placa indicando a saída para a Comunidade, resolvi ir conhecer o local que meu pai tanto falava que era bom para pescar. Tirei várias fotos. Veja como está Gonçalves Ferreira nos dias atuais.























CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



Nenhum comentário:

Postar um comentário