A LUA E O QUEIJO : AS PESCARIAS EM FURNAS NO RANCHO DO SR. AÍRTON EM SANTO HILÁRIO

sábado, 22 de fevereiro de 2020

AS PESCARIAS EM FURNAS NO RANCHO DO SR. AÍRTON EM SANTO HILÁRIO




Meu pai ficou amigo do gerente do Banco do Brasil que tinha lá na cidade. Este gerente do banco gostava muito de pescar e por isso acabou conhecendo meu pai que era apaixonado por pescarias.
Este gerente, de nome Aírton, era irmão de João Rios que era o pai de Miriam Rios. Miriam Rios eh uma atriz da Globo que foi casada com o Cantor Roberto Carlos. Na época que meu pai conheceu o Sr. Aírton, Miriam Rios não era famosa e nem atriz ainda, eu acho. Miriam Rios ficou mais conhecida depois que começou a atuar na Rede Globo.


O Sr. Aírton tinha comprado um rancho nas margens da Represa de Furnas num lugar chamado Santo Hilário. Santo Hilário eh um pequeno distrito que pertence a cidade de Pimenta nas Minas Gerais. As águas de Furnas tinha inundando o distrito original, que foi construído um pouco mais acima. O rancho do Sr. Aírton não ficava exatamente em Santo Hilário, mas próximo a ele, em um lugar chamado Rego do Sr. Cotinho. Era um pequeno braço das águas de furnas que ficava entre duas montanhas.


Este Rego do Sr. Cotinho tinha este nome porque o dono destas duas montanhas que formavam este rego se chamava Cotinho. Foi ele que vendeu para o Sr. Aírton um pedaço do terreno onde ele construiu o rancho. Este braço de água tinha, em frente ao rancho do Sr. Aírton uns duzentos metros de largura e cinquenta metros de profundidade. Quando o rancho foi construído ali, não tinha como levar eletricidade até o local. Então tudo no rancho funcionava com gás. Geladeira a gás, Lâmpadas a gás, fogão a gás e o chuveiro a gás. 
Aqui estou entre o Sr. Aírton e a mãe dele (Avó de Miriam Rios)
Você pode ver a esquerda o braço de água que forma o Rego do Sr. Cotinho. O Rancho está quase no final dele.
A famosa ponte sobre o Rio Grande em Santo Hilário nas Minas Gerais
Meu pai começou a ir pescar neste rancho com o Sr. Aírton todo final de semana. Eles saiam sexta feira a noite, depois que os Sr. Aírton saía do serviço, pois meu pai saía mais cedo, porque na ferrovia trabalhava só até as quatro e meia da tarde. Eles iam sexta a noite e voltavam domingo depois que anoitecia. Todos os finais de semana eles iam neste rancho. O Sr. Aírton as vezes levava um amigo, outras vezes um irmão dele, o João Rios ou o Dálton Rios, que vinha de São Paulo para se juntar a eles e ao meu pai, que sempre levava um filho. Claro que eu estava em muitas destas idas ao rancho.


Nunca estive neste rancho quando a Miriam Rios estava lá. Só meu pai e um irmão meu estiveram com ela neste rancho. Mas segundo meu pai a Miriam Rios foi lá uma ou duas vezes apenas. Eu estive lá com o tio dela, o Dálton Rios, que era uma nadador incrível. Ele atravessava aquele braços de água nadando de peito e depois voltava nadando de costas sem interrupção e, quando chegava, ficava nadando próximo a margem, perto de onde eu ficava, como se não tivesse feito esforço algum. Depois mergulhava e demorava para voltar. Eu não entendia como ele conseguia ficar tanto tempo sem respirar. Eu só consigo ficar uns dezessete segundos. O Dálton Rios era mesmo incrível na natação.


Neste rancho de Furnas eu fui inúmeras vezes. Sempre indo na sexta feira a noite e voltando no domingo. A viagem era no carro do Sr. Aírton, que buscava a gente aqui em casa, ia até a cidade de Pimenta e depois pegava uma estrada de terra que leva até Santo Hilário. A entrada do Rancho fica a uns dez quilômetros antes de Santo Hilário. Estas viagens ao rancho de Furnas, em que eu não ia pescar com eles, não ia fisgar peixe a noite com eles e não fazia parte dos bate papos deles, eram sempre iguais.


Exceto por quatro destas viagens que marcaram minhas idas ao Rancho de Furnas em Santo Hilário. Duas foram porque eu escolhi ir lá. Uma incrível e a outra espetacular. Duas em que eu não tive escolha, tive que ir. Uma foi desesperadora e a outra inusitada.
Mas eu conto sobres estas marcantes idas ao Rancho do Sr. Aírton em Furnas, numa outra viagem.
Aqui a rodovia que vem de Pimenta passando por Santo Hilário. Você pode ver a famosa ponte do Rio Grande.
Veja o vídeo como está agora o Rancho do Aírton, depois que o nível máximo das águas foi reajustado para cima (Gravado pelo Nenêm)

Imagens do Racho do Sr. Aírton nos dias atuais

Conhece Santo Hilário? Não?
Veja algumas fotos de Santo Hilário nas Minas Gerais
Santo Hilário / Pimenta / Minas Gerais
De canoa no lago de Furnas em Santo Hilário / Pimenta / Minas Gerais em uma das quatro viagens marcantes.


Vista parcial de Santo Hilário / Pimenta / Minas Gerais
A famosa ponte sobre o Rio Grande em Santo Hilário / Pimenta / Minas Gerais




Santo Hilário e o lago de Furnas nas Minas Gerais




Nenhum comentário:

Postar um comentário