Dos muitos lugares que meu pai ia pescar, um ele chamava de Ponte de Ferro.
Para ir pescar na Ponte de Ferro era só seguir a linha do trem, porque Ponte de ferro era uma Ponte sobre qual passava a linha do trem. Esta Ponte de Ferro ficava nos limites da cidade de Divinópolis, fazendo divisa com a cidade de São Sebastião do Oeste. Esta ponte transpunha o Rio Itapecerica e, segundo meu pai, seus amigos e irmão, era um ótimo lugar para pescar.
As vezes eu ficava confuso se o que ele chama de 48 era o mesmo lugar que Ponte de Ferro. Mas eu acho que não. Eu já estive nesta Ponte de Ferro com meu pai para pescar. Quero dizer, ele foi pescar, eu só ficava ali. Na verdade, na verdade ele ficava pescando em baixo desta ponte. As vezes se afastava um pouco dela, mas parece que em baixo da ponte que era o local que dava mais peixes.
Na época que meu pai ia pescar na Ponte de Ferro, não tinha moradores, ou se tinha, era alguma fazenda. Mas hoje o local tem vários moradores, igreja e até um salão de baile. Agora o local eh chamado de Comunidade de Cachoeira Ponte de Ferro, mas na verdade, na verdade, tem eh uma ponte de concreto agora.
A maioria dos motoristas que passam na rodovia pela Comunidade de Cachoeira Ponte de Ferro, talvez nem preste atenção que ali tem uma Comunidade, talvez não fiquem curiosos do porque do nome se não tem nenhuma ponte de ferro, Talvez pense que seja só um bairro afastado do centro, mas não eh.
A Comunidade ainda resiste como Comunidade, vendo a cidade se aproximar dela mais rápida do que ela pode crescer e um dia, talvez nem demore muito, ela seja apenas mais um bairro da cidade. E quando isto acontecer, as lembranças das pescarias, das histórias dos pescadores, da Ponte de Ferro e de seus moradores, serão levadas pelo Rio e não mais poderão ser contadas.
Conheça a Comunidade de Cachoeira Ponte de Ferro
DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO
Fotos: Thymonthy Becker
Nenhum comentário:
Postar um comentário