A LUA E O QUEIJO : SOCANDO SERRAGEM DA FERROVIA NO FOGÃO A LENHA

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

SOCANDO SERRAGEM DA FERROVIA NO FOGÃO A LENHA




Buscar serragem nas oficinas da ferrovia para nosso fogão a lenha, era até fácil e as vezes até divertido. 
Mas tinha um tal de Socar o Fogão, que era demorado, cansativo e ninguém gostava de fazer. As vezes sobrava pra mim socar o fogão. E socar o fogão tinha que ser todos os dias. Mas você deve estar se perguntando: o que eh socar o fogão? 


Socar o fogão a lenha era nada mais que encher ele de serragem em vez de lenha. Mas não era só encher de serragem, tinha que socar a serragem para ela ficar bem firme como se fosse um bloco de madeira. Primeiramente a gente colocava a chapa de colocar as panelas, depois um cano comprido de uns dez centímetros de diâmetro, bem no centro onde se coloca a lenha. Este cano vinha da porta de entrada da lenha até o final do local onde fica a lenha. Depois a gente tampava a porta para a serragem não sair para fora.


Depois a gente pegava três canos menores e colocam eles em cima daquele cano que passa em baixo, nos furos da chapa onde se coloca as panelas. Ai era só encher de serragem. Depois de cheio era hora de socar esta serragem. Dai o nome Socar o fogão. A gente tinha que socar bem forte e depois colocar mais serragem, sem deixar os canos saírem do lugar. Quando o fogão estava cheio de serragem socada, era hora de ver se a gente fez direito.


Primeiramente a gente tirava os três canos menores que foram colocados nos buracos da chapa do fogão. Depois a gente tirava o cano que ficava em baixo onde se coloca a lenha. Se a gente tiver socado o fogão direito, os buracos vão ficar interligados. Os três buracos de cima com o de baixo. Se não tiver socado o fogão direito, a serragem vai cair e tampar os buracos. Quando isso acontecia a gente tinha que tirar toda a serragem e fazer tudo outra vez. 
Dando tudo certo, minha mãe colocava fogo na serragem por aquele buraco deixado pelo cano de baixo. O fogo vai queimando a serragem lentamente e saí pelos três buracos onde estão as panelas. Um fogão bem socado mantinha o fogo acesso o dia inteiro praticamente. 
A maioria das vezes que eu soquei o fogão, a serragem caía e eu tinha que fazer tudo novamente. Isto com minha mãe reclamando pela demora e pelo fato de eu não fazer nada direito, segundo ela. 


Socar o fogão não durou muito tempo, até que meu pai resolveu usar lenha em vez de serragem. Mas ai a gente tinha que ir buscar lenha. E buscar lenha era longe e no carrinho de madeira que fazemos compras. Era longe, pesado puxar o carrinho cheio de lenha, cansativo demais, pois a gente saía sete horas da manhã e só voltava por volta das duas da tarde e com muita fome.


Socar o fogão era ruim até que começamos a buscar lenha. Então descobri que o mais fácil era sempre o que deixamos de fazer para fazer outro no lugar. Eu me perguntava porque a gente não podia continuar com a serragem, se era tão mais fácil. Mas nunca perguntei para meu pai ou minha mãe o real motivo. Que só fui saber muito tempo depois.





Nenhum comentário:

Postar um comentário